O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) tem se destacado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso pela defesa de uma ampla gama de pautas voltadas à proteção, valorização e empoderamento das mulheres. Com um olhar atento para as necessidades e desafios enfrentados pelo público feminino, Araújo propôs diversas medidas abrangendo desde ações de segurança em casas noturnas e shows, até iniciativas de fortalecimento dos direitos das gestantes e incentivo ao esporte feminino.
Entre os projetos de maior impacto está a criação de um atendimento emergencial para mulheres em situação de violência em ambientes de entretenimento como casas noturnas, boates e espetáculos, com objetivo de oferecer suporte imediato em situações de risco. Em complemento, o parlamentar também propôs a obrigatoriedade de bares, restaurantes e eventos adotarem medidas de auxílio a mulheres que se sintam em situação de perigo.
A preocupação com a saúde feminina também é uma prioridade para Paulo Araújo, que desenvolveu ações voltadas ao acolhimento de mulheres em situação de abortamento e para a proteção das gestantes, como o projeto de exame sorológico obrigatório de pré-natal. Além disso, o deputado sugere a criação de um protocolo de atendimento e capacitação para profissionais de saúde no acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Em defesa da segurança pública, Araújo apresentou o Programa de Proteção às Agentes de Segurança Pública, especialmente voltado a mulheres gestantes, garantindo medidas de amparo em suas atividades. Em uma medida inédita, propôs também que condomínios residenciais e comerciais sejam obrigados a comunicar às autoridades indícios de violência doméstica, fortalecendo a rede de proteção contra abusos.
Araújo se posiciona, ainda, a favor do combate à violência simbólica e à objetificação das mulheres. Para tanto, defende a proibição do uso de recursos públicos na contratação de artistas cujas músicas ou performances incentivem a violência, o constrangimento feminino, ou promovam homofobia e discriminação racial.
Outro destaque na atuação do deputado é o incentivo à participação feminina no esporte. Com a criação do Programa de Incentivo à Prática de Futebol Feminino, Paulo Araújo visa expandir as oportunidades no esporte para mulheres em Mato Grosso, além de garantir que elas tenham direito à meia entrada em eventos esportivos estaduais, como partidas de futebol.
Com sua atuação, Paulo Araújo também visa promover a Semana Estadual de Combate à Violência Obstétrica, um período voltado à conscientização sobre práticas abusivas e desumanizantes durante o parto. E, em um gesto simbólico, o deputado propôs a campanha “Mais Por Elas”, que reforça o compromisso do poder público em criar políticas inclusivas e de proteção para as mulheres.
Além disso, Araújo destaca-se pela proposição do código sinal de vida, uma iniciativa que visa fortalecer a prevenção à violência contra pessoas em condição de vulnerabilidade. Outras medidas incluem a notificação eletrônica para alertar vítimas sob medida protetiva sobre a aproximação de agressores e a destinação de unidades habitacionais específicas para mulheres em situação de violência doméstica, assegurando-lhes uma nova chance de recomeço.
Por meio dessas propostas, o deputado Paulo Araújo reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais segura, justa e acolhedora para as mulheres mato-grossenses. Suas iniciativas representam um avanço significativo no desenvolvimento de políticas públicas de amparo e empoderamento, alinhadas à busca por igualdade e respeito aos direitos femininos.